Prefeito de Salgueiro decreta estado de emergência por causa do grande número de casos de dengue

Na semana passada, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, assinou o Decreto nᵒ 26/2019, estabelecendo estado de emergência no município por 90 dias em decorrência do grande número de casos de dengue, zika e chikungunya. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que tem deixado muitas pessoas enfermas no município.

Segundo o texto do decreto, a Secretaria Municipal de Saúde notificou nos quatro primeiros meses de 2019 um total de 1.739 casos de suspeita de dengue, com 756 confirmações. “A situação exige da administração pública municipal uma atenção especial, haja vista a real possibilidade de agravamento do quadro de infestação”, destaca o documento.

Em estado de emergência, o município concentrará todos os esforços nas ações necessárias de combate ao mosquito transmissor. Nesse período, agentes de saúde e de endemias poderão adentrar imóveis abandonados ou fechados com apoio da polícia, para localizar e eliminar possíveis focos.

A medida também envolve ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural para a limpeza da cidade e áreas rurais, principalmente na remoção de todo lixo acumulado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota