Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito de Cedro não cumpre Lei de Insalubridade

Os servidores da Saúde do Município de Cedro, Sertão Central Pernambucano, ainda estão penalizados pelo não pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Depois de muitas reivindicações, audiências públicas e reuniões, os servidores conseguiram vê aprovada na Câmara de Vereadores, no dia nove de junho deste ano, a lei que garante o pagamento desse direito constitucional, no entanto ainda não viram a cor do dinheiro, que varia de 20% a 24% dos seus salários bases.

O adicional de insalubridade é um direito garantido aos trabalhadores que desenvolvem suas atividades em ambiente considerado insalubridade, que oferece risco à saúde. Esse é o caso dos profissionais da saúde, pois estão a todo o momento expostos a bactérias e vírus, por exemplo.

O Vereador Aldenir Santos (PT), conhecido como Pelé é o vereador que levantou o debate com êxito na aprovação da lei e manifesta preocupação na efetivação do regime jurídico.

“Não é de hoje que a Prefeitura de Cedro vem descumprindo as leis de nosso país e também de nosso município. Não foi fácil chegarmos à aprovação dessa lei e hoje não vermos o seu cumprimento, é no mínimo desolador. Negar ao servidor público o direito aos adicionais previstos na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e agora em lei específica, como vem fazendo a administração municipal de Cedro, é atentar contra o princípio da legalidade e contra as exigências do bem comum, devendo tal atitude ser severamente combatida”, defendeu o vereador.

O Vereador afirmou ainda que vai protocolar junto ao Ministério Público, órgão fiscalizador, na sua função de resguardar o cumprimento das leis e os interesses coletivos e difusos, mediante pedido de “Dever de Cumprir” contra a Administração Municipal a fim de garantir, de maneira célere o cumprimento dos direitos dos servidores públicos.

Por Aldenir Santos