Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito de Araripina é afastado do cargo por seis meses

Por solicitação do Ministério Público de Pernambuco a Justiça determinou o afastamento do prefeito de Araripina, Lula Sampaio, durante seis meses. A liminar é do juiz João Ricardo da Silva Neto, também expediu mandado de busca e apreensão em diversas secretarias do município e na prefeitura. O afastamento foi estabelecido nesta segunda-feira (12) com base em documentos do Ministério Público que apontam desvio de verbas públicas, sonegação de informações e ausência da prestação de contas de 2010 do prefeito Lula Sampaio.

As denúncias desfavoráveis ao prefeito de Araripina foram feitas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela Câmara Municipal de Vereadores. Entre os indícios de irregularidades estão quatro saques feitos na conta da prefeitura, que somam R$ 1 milhão, feitos entre os meses de novembro e dezembro de 2009. Um total de R$ 2 milhões pode ter sido desviado da conta da prefeitura, segundo o TCE.

A coordenadoria de Controle Externo do TCE afirma que o prefeito de Araripina já poderia está respondendo por improbidade administrativa porque não está enviando as informações mensais para o Tribunal, assim como não enviou a prestação de contas de 2010. Apesar o TCE informa que as investigações devem continuar. Na manhã desta segunda-feira foram apreendidos vários computadores nos prédios do governo municipal, para ajudar nas investigações.

Se as denúncias forem confirmadas o prefeito de Araripina pode pegar de 2 a 12 anos de detenção. Com o afastamento de Lula Sampaio quem assume a prefeitura é o vice-prefeito. Em entrevista por telefone para a imprensa da região o gestor araripinense disse que está entrando em contato com seus advogados para se defender das acusações e que os delatores terão que apresentar provas para comprovar as acusações.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes