Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista XII

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211Saúde

Muito boa a iniciativa do governo do Estado construir hospitais nas entradas da cidade do Recife, naturalmente para atender a demanda da região metropolitana e outros centros do interior.

Contudo, não há como continuar o descaso que ocorre no sertão – acredito: em São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Araripina, Floresta e outras localidades.

Em Salgueiro foi construído um hospital com capacidade de atender vasta região, principalmente do sertão central, parte do araripe, são francisco e até mesmo algumas cidades da Bahia. Acontece que não foi equipado de acordo com as necessidades, de forma que sequer possui UTI – não por falta de cobrança, mas de atenção e até mesmo de respeito do governo para com os sertanejos. Aliás, começou a sessão de caça aos votos, não sei o que dirão sobre isso, seria que não houve tempo, depois de mais de três anos? Falta de verbas? Acho mesmo que é de compromisso com o interior, pois na capital isso jamais ocorreria…

Nossos irmãos morrem a toda hora pelas estradas em busca de socorro médico nos grandes centros (Caruaru, Recife e Petrolina), outros até mesmo nos corredores dos hospitais de destino por falta de vaga.

Repito, nosso hopital regional em Salgueiro tem estrutura adequada para instalação de equipamentos e, naturalmente, de pessoal capacitado, porque o quadro existente, embora a vontade e excelente capacidade profissional, não é suficiente para a demanda.

Falta vontade política e compromisso dos governantes. Se eu estiver errado, me corrijam.

Por Alvinho Patriota

3 comentários sobre “Ponto de Vista XII

  1. milton arcoverde

    Meu caro Alvinho.Concordo em parte com a criação de novos hospitais nas entradas da capital.Na minha mais humilde opinião, acredito que se fosse investido em recursos humanos nos serviços de urgencia e emergencia dos nossos hospitais regionais, diminuiria sensivelmente a famosa “ambulancia terapia”.Os concursados pelo estado deveriam ser obrigados a cumprir plantões na região pretendida.Acontece que após assumir a função pouco tempo depois são transferidos, ficando apenas aqueles que moram na região.Não conheço os criterios.Sei apenas que há uma sobrecarga nos profissionais que dão cobertura aos regionais.Faltam urgentistas, anestesistas, cirurgiões ,principalmente pediatras e neonatologistas.Pouco adiantaria uma UTI no nosso regional se profissionais habilitados na especialidade não dão cobertura ao paciente e ao hospital.Não acredito que o motivo seja remuneração pois os profissionais medicos são bem pagos.Acredito sim,em valores humanos, especialistas deslocados pro interior,infrestrutura nas emergencias e urgencias, valorização dos profissionais da enfermagem, serviços de triagem seletiva , segurança aos profissionais,e principlamente calor humano. minha opinião , me corrijam se estiver errado.

    1. Alvinho Patriota

      Sim, Dr. Milton (Miltinho),

      Você está certo, quando solicitamos UTI, nos referimos a toda equipe de profissionais e equipamentos adequados à prestação dos serviços.
      Quanto à carência de profissionais na região (interior), é preciso que sejam de fato sejam obedecidas às regras dos concursos localizados e a manutenção desses servidores nos locais estabelecidos.
      Não é possível que pacientes sejam conduzidos centenas de quilômetros, para os grandes centros, a busca dos profissionais, especialmente quando estes fazem concurso para servirem ao interior do Estado.