Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia Federal realiza operação contra a corrupção na Secretaria de Educação de Araripina

Operação batizada de “Paradise” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (07) pela Polícia 03Federal, tendo como alvo a Secretaria de Educação do município de Araripina, resultando na prisão de 25 pessoas acusadas de desviar recursos públicos da pasta. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na secretaria e residências dos acusados.

Investigações descobriram uma organização criminosa que se instalou na secretaria, para utilizar recursos desviados da construção de escolas, quadras poliesportivas e creches, de verbas do Ministério da Educação.

A operação recebeu o nome de “Paradise” em alusão a um condomínio fechado chamado Paraíso, que está sendo construído na cidade por um dos investigados. Em 2013 foram iniciadas as investigações, que revelaram que há um acordo entre os licitantes para fraudar as licitações, já que pela análise dos quadros societários das empresas licitantes e vencedoras, há empregados domésticos e parentes dos principais envolvidos. Também foi verificada a concessão de descontos padrões nas ofertas realizadas, típico de quem realmente não está disputando.

Depois de vencer a licitação, com o contrato assinado, não é a empresa vencedora que executa a obra, mas sim os parentes de um determinado político do governo municipal. Ainda foi verificado o não pagamento dos encargos sociais; as obras se protraem no tempo, no intuito de se conseguir mais e mais aditivos; bem como serviços que não são executados, mas são pagos, algumas vezes pagos em duplicidade.

As prisões foram realizadas nos municípios de Araripina-PE, Juazeiro do Norte-CE, Jaicós-PI e Assaré-CE. Participam da operação mais de 200 policiais federais e fiscais da Controladoria Geral da União (CGU). Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para serem interrogados. Os acusados serão indiciados de acordo com seu grau de participação no esquema criminoso.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

3 comentários sobre “Polícia Federal realiza operação contra a corrupção na Secretaria de Educação de Araripina

  1. Jornalista Machado Freire

    Como se vê, hoje, com o afastamento de funcionários, inclusive cunhada e irmão do prefeito,e o indiciamento do gestor, a Polícia Federal fez -e continua fazendo um profundo trabalho de investigação. Vale apena ler a matéria abaixo:

    04/06
    2015
    Prefeito indiciado e servidores afastados
    Postado por Magno Martins às 10:30

    A Justiça Federal em Pernambuco, afastou, por 180 dias, seis funcionários públicos da prefeitura de Araripina. A medida visa evitar interferência da coleta de provas da operação “Paradise”, que apura indícios de desvio de recursos do Ministério da Educação (MEC) que deveriam ser destinados a obras na cidade.

    Catorze pessoas foram detidas no dia 7 de maio pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União. Após prestar depoimento na sede da PF, em Salgueiro, todas foram liberadas.

    Os afastados foram, Cybele Arraes (secretária de Educação), Ricardo Arraes (irmão do Prefeito), Sandra Mara Bihum e Rosa Suleymam (sssessoras jurídicas do gabinete do prefeito), Ana Maria (ex-secretária de Finanças) e o servidor público César Gondin.

    Na manhã de ontem, um oficial de justiça se dirigiu até a sede da Prefeitura para intimar os indiciados e a procuradoria do município. Segundo informações do site Araripina em Foco, no primeiro inquérito apresentado pela polícia, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), já está indiciado nos Artigos 288 (Formação de Quadrilha), 317 (Prevaricação) – ambos do Código Penal Brasileiro.

    A apuração do inquérito e investigação é de desvios de verbas públicas da Creche Otávio Pereira de Melo no distrito de Lagoa do Barro, Mãe Corina Vila Serrânea e Quadra da escola Maria Luzanira Ramos.

  2. Jornalista Machado Freire

    Foram presos, mas esqueceram das certidões de nascimento e das identidades dos meliantes sertanejos, terra onde se “briga” por muito dinheiro para gastar nas festas de São João.

    Em todos os inquéritos e processos que estão sendo feitos no Brasil, a exemplo do horendo Lava jato, os envolvidos – inclusive políticos com mandatos e sem mandatos têm seus nomes revelados e muito bem lembrados pela mídia nacional e internacional.

    Precisamos saber quem são as beldades de todos os municípios, sejam cearenses ou pernambucanos.

    Está na hora de dar nomes aos envolvidos!