
Uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 25, contra integrantes de uma quadrilha que estava desviando recursos financeiros de disputas judiciais em Pernambuco. Entre os alvos da Operação Themis estão três servidores do Tribunal de Justiça (TJPE), mas ao todo são seis acusados dos crimes de corrupção, peculato, comunicação falsa de crime, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Segundo informações da TV Globo, o chefe da organização criminosa usava o certificado digital de uma juíza aposentada da vara em que ele trabalhava para expedir alvarás em nome de três laranjas. Através desses alvarás, a quadrilha determinava que o dinheiro fosse transferido para uma terceira pessoa, que não tinha qualquer relação com o processo, e essa pessoa repartia o dinheiro. As investigações apontam que os desvios chegam a R$ 6,4 milhões. A juíza não sabia do uso de sua credencial.
Expedidos pela Vara dos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária da Capital, os mandados estão sendo cumpridos em Recife, Gravatá, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Sairé e uma cidade paraibana. Os policiais também cumprem nove mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros.
Da redação do Blog Alvinho Patriota