Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PF apura se Planalto organiza e financia manifestações do 7 de setembro

A Polícia Federal apura até que ponto o Palácio do Planalto participou ativamente da organização e do financiamento das manifestações previstas para ocorrer no dia 7 de setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em dois depoimentos obtidos pela CNN e que foram prestados à Polícia Federal na sexta-feira, por alvos da operação deflagrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, os delegados da PF questionam os motivos dos encontros dos envolvidos com integrantes do alto escalão do governo.

Em um deles, Marcos Antonio Pereira Gomes, caminhoneiro conhecido como Zé Trovão, é questionado sobre encontros que teve com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e com o ministro do Turismo, Gilson Machado, além de reuniões no Palácio do Planalto. Ele nega relação com os atos.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse: “Já estive com alguns caminhoneiros em encontros fortuitos. Jamais conversei sobre  paralisações ou manifestações. Foram sempre conversas apolíticas e apartidárias mostrando a importância da categoria e o esforço de vários setores do governo em apoiá-los e atender suas demandas. ”

O ministro do Turismo, Gilson Machado, informou que se encontrou com alguns dos organizadores de maneira casual enquanto almoçava em um restaurante em Brasília e atendeu aos pedidos deles para tirar fotos com eles.

A deputada federal Carla Zambelli informou que é divulgadora, e não organizadora das manifestações de 7 de setembro. E que participará das manifestações em São Paulo apenas. Afirmou ainda não ser segredo para ninguém que tem visão crítica de parte do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: CNN