Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Petrolina sedia Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Campus Petrolina do IFSertãoPE sedia nesta sexta-feira, 1, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) e da Usina Pernambucana de Inovação. Depois de ocorrer em Recife na quarta-feira, 29, e Caruaru nessa quinta, 30, o evento acontece na ‘Capital do Sertão’ das 8h às 18h30.

A Conferência Estadual integra os preparativos para a V Conferência Nacional de CT&I, que será promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em junho de 2024, com objetivo de propor ações e sugestões para o Plano Decenal de CT&I 2025-2035. A elaboração desse documento abrange a realização de reuniões temáticas, conferências estaduais, conferências regionais e a Conferência Nacional.

Os debates na Conferência Estadual são norteados por quatro eixos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas estratégicos; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. Podem participar, estudantes, entidades públicas e privadas, comunidade científica e a população em geral.

As discussões visam influenciar na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação, com foco no atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota