Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pesquisa do IMIP relaciona microcefalia a possíveis necessidades nutricionais

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), com sede em Recife, está desenvolvendo uma pesquisa com o tema “Zika Vírus e Microcefalia: Possíveis Relações Causais com Deficiências Nutricionais”. Estão sendo investigadas as interfaces entre o estado nutricional, as doenças infecciosas e a ocorrência de malformação congênitas, a exemplo da síndrome de microcefalia atribuída ao Zika Vírus, além de outros fatores associados que se comunicam com alguns condicionantes nutricionais.

Segundo o pesquisador e docente do IMIP, professor Malaquias Batista, a pesquisa começou há vários meses. “Estamos trabalhando há quase um ano nesta pesquisa e acreditamos que será, em escala populacional, a mais abrangente e complexa avaliação realizada no Brasil em relação ao tema, pois reúne fatores infecciosos e carências nutricionais genéricas e específicas”, comenta.

Ainda de acordo com o pesquisador, o virtual desaparecimento dos casos de Zika Vírus e do surto epidêmico de microcefalia levou a equipe a modificar o trabalho inicial, passando a incluir outros processos infecciosos, como a Sífilis, HIV, Citomegalovírus, Herpes, Rubéola e Toxoplasmose. “Nessas novas circunstâncias, está sendo operacionalizado um complexo banco de dados, contando com mais de mil avaliações e seu seguimento. É um estudo de corte que admite vários desfechos, além da microcefalia”, destaca.

Em fevereiro, os pesquisadores do IMIP comemoraram os avanços alcançados até o momento. Até então haviam sido avaliadas mil gestantes. A pesquisa já está em fase de conclusão de coleta de dados e os resultados serão disponibilizados como banco de dados. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota