Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambuco recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra Covid-19

Pernambuco recebeu, nesta sexta (10), um lote com 103.600 doses da vacina monovalente contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna, com a atualização XBB1.5.

O imunizante passou a fazer parte da vacinação nacional após ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina tem indicativo de prevenção ativa, contra a Covid-19, em pessoas a partir de 6 meses de idade.

O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PEI-PE) aguarda as orientações do Ministério da Saúde (MS) a respeito do público alvo, bem como os esquemas de doses a serem executadas.

Diferença

A  XBB 1.5 é uma subvariante da cepa a Ômicron, que,  nos dias atuais, é dominante no mundo. Esta mutação já foi identificada em diversos países e, atualmente, é a que tem mais chances de driblar o sistema imunológico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os sintomas apresentados pela variante são dor de garganta, coriza, dor muscular, tosse e dor de cabeça.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa, a nova atualização é muito importante como um esquema de reforço para o sistema imunológico, que atua diretamente nessa variante.

“As vacinas já aplicadas são eficazes e protegem das formas mais graves da infecção. Porém, a atualização desses imunizantes são essenciais, visto que as cepas sofrem constantes variações”, explicou.

Fonte: Diario de Pernambuco