Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambuco lança plano de vigilância de morcegos em áreas urbanas

A partir desta segunda-feira (28), Pernambuco conta com um Plano Estadual de Vigilância de Morcegos em Áreas Urbanas, que vai auxiliar os municípios do Estado a elaborarem seus próprios programas de vigilância e controle do vírus causador da Raiva. O lançamento ocorreu na manhã de hoje no auditório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), data que marca o Dia Mundial da Raiva.

A necessidade de elaboração do plano é conseqüência do número de casos ocorridos no Estado. No ano passado, apenas um caso de raiva foi notificado em Pernambuco, na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Já até agosto deste ano, 13 casos foram notificados, sendo dez na Região Metropolitana (Recife, Olinda, Moreno e Jaboatão dos Guararapes) e três no interior (São Caetano e São José do Egito).

O Plano Estadual de Vigilância de Morcegos em Áreas Urbanas vai assessorar os municípios para que montem seus próprios programas de vigilância. Segundo a SES, o plano prevê capacitações com os técnicos do programa de vigilância e controle da raiva dos municípios, além da vigilância e do mapeamento das áreas de maior incidência desses mamíferos.

O morcego é um dos principais reservatório da doença e principal transmissor para outros animais, principalmente os bovinos. Só no ano passado, 74 casos de raiva foram diagnosticados em bovinos. Nesse ano, já foram registrados 39 casos da doença em bovinos, segundo dados da SES.

Fonte: PE 360