Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambuco adere ao programa de educação financeira nas escolas

Pernambuco é o sétimo estado brasileiro a aderir ao Programa de Educação Financeira nas Escolas para jovens do ensino médio. O projeto é administrado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), entidade responsável por executar as ações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).  Em 2014, o programa recebeu a adesão dos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e de Tocantins.

Antes da educação financeira chegar às salas de aula, a AEF-Brasil irá realizar a capacitação presencial para gestores da Secretaria de Educação de Pernambuco, nos dias 31/03 e 1º/04. “A ideia é capacitar primeiramente os coordenadores para que eles possam se tornar multiplicadores deste conteúdo aos demais professores da rede pública”, explica Yael Sandberg, gerente de programas e projetos da AEF-Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) já está distribuindo livros de educação financeira para mais de 87 escolas públicas de Pernambuco. Nesta primeira etapa, 25 gestores da Secretaria de Educação receberão um curso presencial para que seu conteúdo seja aplicado em sala de aula. Assim que o curso for finalizado pelos coordenadores eles se tornarão multiplicadores e darão capacitação para 348 professores da rede pública, que também farão uma capacitação online de 40 horas com a AEF-Brasil. Após a capacitação, os professores estão preparados para começar as aulas com os jovens.

O conteúdo dos livros cita situações didáticas para que professores possam aplicar os conceitos financeiros interligados aos conteúdos sociais. Esses conceitos são apresentados a partir de situações do cotidiano, com o objetivo de desenvolver o pensamento financeiro consciente. “Os temas de educação financeira ocorrerão de forma transversal às matérias já existentes na grade curricular. Por exemplo, em biologia serão exploradas situações que envolvem a sustentabilidade e a economia dos recursos naturais, dessa forma o jovem aprende a importância de se economizar”, avalia Yael.

Vale ressaltar que os livros estão disponíveis para professores de todo o Brasil, tanto da rede pública quanto privada, e outros interessados, como escolas e a sociedade civil ligada à educação. E não apenas para os Estados que aderem ao Programa. Basta que o interessado acesse www.edufinanceiranaescola.gov.br, preencha um cadastro e faça o download do conteúdo. Essa plataforma eletrônica é um dos projetos coordenados pela AEF-Brasil, no âmbito do Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio, que conta com o apoio do Itaú Unibanco, da Fundação Itaú Social e dos Institutos Unibanco e Credit Suisse Hedging-Griffo.

O Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio foi o vencedor do prêmio Country Award2014, na categoria regional para Américas e Caribe, concedido pela ChildandYouthFinanceInternational (CYFI). Esse prêmio laureia as realizações de autoridades governamentais para a introdução de regulação financeira voltada para crianças e jovens, além da ampliação do alcance de programas de cidadania econômica por meio de canais formais e não-formais de educação.

“Este programa é aplicado nas escolas públicas para que os jovens sejam estimulados a ter consciência sobre o uso do dinheiro, incentivando-os a planejarem suas vidas e a realizarem as melhores escolhas para seu futuro”, afirma Yael Sandberg.

Fonte: Diario de Permambuco

Um comentário sobre “Pernambuco adere ao programa de educação financeira nas escolas

  1. Joci Mendes

    Boa Tarde,

    Vocês sabe informar quando ira concluir a obra da biblioteca Publica ?

    Diz que o prazo é 60 dias, Mas já tem mas 120 dias que começou a obra, e quase um a no que está fechado