Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambucano 2010 estreia nesta quarta-feira cheio de mudanças

campeonato-pernambucano2A partir da próxima quarta-feira (13), os torcedores pernambucanos voltam a torcer por seus times do coração. É o dia da estreia do Campeonato Pernambucano 2010, que chega à sua 95ª edição de “cara” nova. Mais descentralizado e com novo regulamento pelo terceiro ano seguido, o campeonato terá 12 equipes distribuídas em oito cidades e dez estádios como palco, do Litoral ao Sertão.

Agora, o campeão voltará a ser decidido nas tradicionais finais. Com isso, aumentam as chances de um clube do Interior aprontar uma surpresa pela primeira vez na história da disputa. A final do certame será no dia 4 de maio. A competição será disputada em três fases. Na pri­mei­ra, todos os times se en­fren­ta­rão em jogos de ida e volta, no sis­te­ma de pon­tos cor­ri­dos.

Os qua­tro me­lho­res se clas­si­fi­cam às se­mi­fi­nais, en­quan­to os dois pio­res serão re­bai­xa­dos à Série A2. Nas semis, o cha­vea­men­to será no es­ti­lo olím­pi­co. O pri­mei­ro en­fren­ta o quar­to co­lo­ca­do, en­quan­to se­gun­do e ter­cei­ro fazem a ou­tra par­ti­da. Quem realizou me­lhor cam­pa­nha na fase an­te­rior tem a van­ta­gem de de­ci­dir em seus do­mí­nios. O mes­mo vale para a fi­na­lís­si­ma.

Os cri­té­rios de de­sem­pa­tes, em ordem, são: maior saldo de gols, maior nú­me­ro de gols mar­ca­dos, maior nú­me­ro de gols mar­ca­dos na casa do ad­ver­sá­rio (exem­plo: vi­tó­ria de 1×0, em casa, e der­ro­ta por 2×1, fora. Assim, a equi­pe que ven­ceu o pri­mei­ro jogo segue adian­te) e, por fim, pê­nal­tis.

Fonte: Folha de PE