Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Perda de acervo de Oiticica pode ter sido menor

A perda do acervo do artista plástico Hélio Oiticica, atingido por um incêndio na madrugada de sábado, foi menor do que a estimativa feita inicialmente pelo irmão do artista, César Oiticica, que avaliava anteontem que pelo menos 90% do artista havia siso consumido pelo fogo.

O curador do Projeto Hélio Oiticica e sobrinho do artista, César Oiticica Filho, disse que quando se “olha tudo preto, parece que tudo se acabou”.

– Mas quando vamos abrindo as caixas chamuscadas, vamos achando obras. Melhorou bastante de ontem para hoje (de sábado para domingo).

De acordo com ele, foi “precipitado” fazer a estimativa anterior e também o seria fazer outra agora, sem um estudo maior por parte de restauradores, com laudos. Os gases na sala do primeiro andar da casa no Jardim Botânico, na zona sul do Rio, onde ficava a maior parte do acervo do artista, ainda prejudicavam a respiração de pessoas no local ontem. Outro fator que dificultava o levantamento da situação era a falta de espaço em condições para se abrir totalmente as obras encaixotadas.

Fonte: R7