Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pequenos produtores de manga enfrentam dificuldades no Perímetro Irrigado de Maniçoba

mangaApesar de 80% da renda bruta do Perímetro Irrigado da Maniçoba ser derivada do cultivo de manga, em sua maioria produzida em propriedades de pequenos agricultores, os produtores da fruta estão enfrentando dificuldades comerciais, técnicas e de infra-estrutura. A fruta é cultiva em mais de 1.500 hectares de terras na região, e é por isso que a Embrapa Semiárido, o Sebrae e a Codevasf uniram forças para apoiar esses agricultores.

Pesquisadores e técnicos dessas instituições se reuniram com os agricultores que são vinculados à Associação Manga Brasil, com objetivo de ouvir os principais entraves para um melhor cultivo e comercialização do fruto. Um dos problemas citados pelos produtores de manga é o preço. Segundo o presidente da Associação Manga Brasil, Tadeu Maniçoba, há quem esteja vendendo o quilo do fruto a 40 centavos, quando que no passado o quilo era comercializado ao preço de R$ 1,50 no mínimo. Tadeu afirma que é preciso melhorar a comercialização da manga.

Outro empecilho apontado pelos agricultores é quantidade de água que recebem para irrigar suas propriedades. Conforme disse o agricultor, Luis Carlos Santos, o volume de água é insuficiente para irrigar toda a plantação, obrigando-o a irrigar uma parte do pomar em um dia e o restante no dia seguinte.

O presidente da Associação Manga Brasil também deu uma sugestão para que se mudasse a data de colheita do fruto. Para ele colher a manga entre outubro e novembro não tem sido proveitoso, pois o mercado já está lotado dos frutos nesse período, o ideal seria colher entre março e abril.

Rinaldo Moares, representante do Sebrae, considera que é preciso conquistar o mercado interno brasileiro, mas ressalta as dificuldades de produção. Para ele o custo do cultivo no Brasil é muito alto, seria necessário baixar os custos para que a produção desses agricultores melhorasse. Pesquisadores da Embrapa Semiárido, dirigidos por Joston Assis, irão elaborar um plano de ação para transferir tecnologias aos produtores da Associação Manga Brasil. As informações são da Embrapa Semiárido.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes