Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Parlamentares do partido de Berlusconi renunciam, diz imprensa

Os parlamentares do partido do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi apresentaram nesta sexta-feira (2) sua renúncia, em protesto contra a condenação definitiva de Berlusconi à prisão, ocorrida na véspera, segundo a imprensa local.

A decisão foi anunciada ao fim de uma reunião partidária do Povo da Liberdade (PDL), em Roma, da qual Berlusconi participou.

Nela, o magnata recebeu aplausos e ameaçou forçar a convocação de eleições antecipadas.

‘Não podemos fugir do dever de uma verdadeira reforma da justiça, e por este objetivo estamos prontos para as eleições”, disse.

Renato Schifani, senador, e Renato Brunetta, deputado, manifestaram sua intenção de se apresentar no Palácio de Quirinal ao presidente da República, Giorgio Napolitano, para entregar essas renúncias.

Já Angelino Alfano, membro do PDL e ministro do Interior no governo de coalizão direita-esquerda de Enrico Letta, declarou, durante a reunião com Berlusconi: “Nós estamos prontos para renunciar em defesa do nosso ideal”.

Na quinta-feira, a Suprema Corte da Itália confirmou a condenação por fraude fiscal de Berlusconi, cujo partido de centro-direita apoia a frágil coalizão de Letta.

Ele foi condenado a quatro anos de prisão, mas com três anistianos.

O Cavaliere não será encarcerado em razão de sua idade, 76 anos, mas deverá escolher entre prestar serviços comunitários ou permanecer em prisão domiciliar.

A Polícia de Milão também anunciou ter emitido um decreto privando o ex-premiê de seu passaporte em consequência de sua condenação.

Fonte: G1