Volto a falar sobre as reuniões do orçamento participativo que estão ocorrendo em Salgueiro. Não deixa de ser algo interessante, especialmente por conta da participação popular, apesar do pequeno número que comparece aos atos, não podendo, portanto, deliberar pelos demais. Entretanto, vejo com muita preocupação os resultados, porque a população é convocada mediante ampla campanha eleitoral para escolher os seus representantes (membros do legislativo), os quais têm papel fundamental, constituindo-se num elo entre os anseios e necessidades da população e o poder executivo, bem como somente àqueles cabe autorizar toda e qualquer ação a ser executada no município.
O fato é que no momento das reuniões itinerantes, depois de se relacionar todas as necessidades da área, declaradas diretamente pela população, escolhem-se apenas três opções, consideradas prioritárias, deixando uma verdadeira frustração nas pessoas que veem desaparecer a esperança de realização daquele seu sonho, como o calçamento de sua rua, a construção de um espaço de lazer, uma creche etc.
Por outro lado, quando o vereador propõe uma indicação para determinada obra, a própria prefeitura informa que tal empreendimento não pode ser feito por conta da prioridade estabelecida no orçamento participativo, caindo, muitas vezes, o trabalho do parlamentar, num espaço vazio, deixando-o, também, sem credibilidade perante seu povo.
Na reunião do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santuário que acontecera na Escola Paulo Fernando, não apenas como vereador, mas, também, como morador da área, solicitei atenção especial para as necessidades abaixo indicadas, no entanto, como citei acima, não há como ser atendido integralmente, em face das “prioridades”. Sabemos, é verdade, que outras localidades também têm as suas necessidades e que os parlamentares lá estão igualmente defendendo as ações. É preciso, contudo, que se façam os projetos do maior número de necessidades, para se lutar em busca dos objetivos.
- Abertura das ruas Alto do Riachinho e Umbelino de Sá Araújo, até a Rua Pedro Alves de Brito;
- Conclusão da Rua José de Siqueira até a Rua Alto do Riachinho;
- Retirada de um lixão das proximidades da Rua Alto do Riachinho;
- Telas de proteção das quadras do final da Rua Antonio Vieira de Barros e da Rua Antônio Alves Concerva;
- Conclusão do canal também da Rua Antonio Alves Concerva.