Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

ONG Diaconia e Fundo Socioambiental da Caixa lançam projeto em São José do Egito

biogestoCom o objetivo de disseminar a tecnologia do biogestor sertanejo pelo país, a ONG Diaconia e o Fundo Socioambiental da Caixa lançam nesta quarta-feira (27) o projeto ”Biodigestores: uma tecnologia social no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)”. Em dois a iniciativa beneficiará 335 famílias de agricultores em 23 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. O lançamento do projeto ocorre hoje no salão de eventos do Hotel Central, em São José do Egito.

A ONG recebeu apoio do Fundo Socioambiental da Caixa após faturar o Prêmio Caixa Melhores Práticas (2011/2012) e a posterior inclusão do biogestor sertanejo no Banco de Dados da ONU/Habitat para Melhores Práticas, incluindo a tecnologia entre as oito melhores do Brasil e as 48 melhores do mundo. São escolhidas famílias de baixa renda, que possuem animais em quantidade mínima para produção do biogás e alimentar o sistema.

O uso do biogás garante diversos benefícios, como redução do desmatamento, emissão de gases estufa e doenças respiratórias (causados pela queima de madeira), bem como a economia de gás de cozinha numa média de R$ 550 mil pelos próximos 24 meses. “Dizemos que essa é uma tecnologia socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável, pois as famílias ganham soberania energética e até os animais ficam menos vulneráveis a doenças, pois os currais ficam sempre limpos”, afirma o assessor de Mobilização de Recursos da Diaconia, Carlos Fuchs.

Da redação do Blog Alvinho Patriota