Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Onça puma resgatada em Serrita e criada no Cetas Tangara é levada para Petrolina

Administrado pela Univasf em Petrolina, o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) recebeu nessa quinta-feira, 5, uma onça puma que foi resgatada em Serrita e passou por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), em Recife. O felino chegou em Petrolina para completar sua recuperação e ser devolvido à natureza.

A onça, apelidada de Diego, chegou ao Cetas ainda filhote, depois que a mãe morreu atacada por cachorros em Serrita. Na unidade da CPRH, foi submetida a um processo de reabilitação por cinco anos, a base cálcio, pois não foi amamentado e ficou com deficiência desse elemento químico fundamental para os ossos. Atualmente pesa 40 quilos e mede cerca de um metro.

Antes de voltar a viver livre na Caatinga passará um ano no Cemafauna para absorver o clima do bioma e aperfeiçoar seus movimentos de caça. Todo o processo será acompanhado pela CPRH, com avaliações periódicas do animal.

Segundo o gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, a equipe da unidade desenvolveu uma forte amizade com o felino. “Mesmo mantendo a distância, nós temos carinho por ele. Ele não nos via e nós o víamos de forma camuflada. Sentiremos falta de Diego. Afinal, chegou para nossos cuidados, quando ainda era um ‘gatinho’”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota