Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Óculos de sol de má qualidade podem causar problemas oculares

oculosNas estações em que o Sol é o protagonista, os óculos escuros são fundamentais para compor qualquer visual. No entanto, é preciso cuidado no momento da compra deste item, que ao invés de proteger os olhos contra a luminosidade, pode significar o agravamento de problemas oculares a longo prazo.

A escolha de um óculos escuro de procedência duvidosa, ou seja, sem o selo de proteção indicado pelo Inmetro, pode ser atraente pelo preço baixo. O problema é que este produto, fora dos critérios de proteção, auxilia o desenvolvimento de algumas doenças, como catarata, ceratite, doença degenerativa da retina, dores de cabeça, proliferação do pterígio (uma espécie de carne que cresce no canto do olho) e aumenta o risco de desenvolvimento de tumores. “Os óculos escuros causam o relaxamento da retina e os de má qualidade, por não filtrarem os raios solares, permitem com que o sol tenha penetração nos olhos e atravessem a córnea”, destaca o oftalmologista e diretor da clínica CRS, de Santo André, Ricardo Sampaio.

Na hora da compra, a dica do especialista é procurar pelo acessório em óticas ou lojas especializadas. “As cores mais escurecidas são as mais indicadas, como os tons de cinza, verde e marrom, que filtram entre 75 e 95% da luz do sol. Além disso, há lentes que bloqueiam quase 99% dos raios UVA e UVB”, explica. Outro alerta é para a relação qualidade e preço. “Não importa a marca do óculos, normalmente o preço está relacionado ao design, por isso não há relação entre preços mais altos e maior proteção”, revela.

Fonte: Repórter Diário