Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Obama diz que outro cessar-fogo será difícil e exige libertação de soldado

Horas após o fracasso de um cessar-fogo em Gaza, o presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que está trabalhando intensamente para promover uma nova trégua entre Israel e o Hamas e pediu a libertação imediata de um soldado israelense que teria sido capturado.

“Acho que vai ser muito difícil promover um novo cessar-fogo se os israelenses e a comunidade internacional não tiverem certeza de que o Hamas vai manter seus compromissos para a trégua”, disse.

“Os Estados Unidos condenam com veemência o Hamas e as facções palestinas responsáveis por matar dois soldados israelenses e capturar um terceiro minutos após o cessar-fogo ter sido anunciado. Eu quero ter certeza de que o Hamas está ouvindo. Se eles querem mesmo resolver essa situação, o soldado precisa ser libertado incondicionalmente.”

Obama disse ainda estar de “coração partido” por ver a morte de civis em Gaza, mas reiterou que o Hamas tem de mostrar seriedade sobre sua intenção de pôr fim à violência.

O presidente norte-americano afirmou também que os túneis construídos pelo Hamas precisam, sim, serem destruídos, mas que os israelenses podem fazer isso “sem chegar os centros populacionais” de Gaza.

Segundo autoridades palestinas, ao menos 53 pessoas morreram nos bombardeios de Israel nas últimas horas. Israel prometeu responder com força total em retaliação à suposta captura de seu soldado.

Cerca de 1.500 palestinos, a maioria civis, foram mortos desde o início da ofensiva israelense, em 8 de julho, e 8.400 ficaram feridos, de acordo com o Ministério de Saúde de Gaza. Do lado israelense, 61 soldados e 3 civis morreram.

Fonte: BBC Brasil