Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, dados da doença no Estado preocupam

De acordo com os dados epidemiológicos do Estado, até o dia 9 de novembro, já são 13.103 casos de AIDS em PE. Em 2009 a AIDS matou 215 pessoas, do total de registros a razão entre os sexos diminuiu, foram identificados cerca de 127 casos em homens e cerca de 88 em mulheres. Essa relação, hoje, é de 1,4 para 1, enquanto que em 2008 era de 1,8 para 1.

Os números preocupam, ainda mais em um Estado que sofre com problemas como a falta de leitos para pacientes soropositivos nos hospitais públicos. “O problema dos leitos é crônico, a Secretaria Estadual de Saúde tem investido bastante na reorganização do sistema como um todo, criando a classificação de risco, instituindo a regionalização e a criação de novos hospitais”, afirma o coordenador do programa DST-AIDS no Estado, François Figueroa. “Temos, por exemplo, novos leitos de UTI para a AIDS no Hospital Correia Picanço e estamos criando serviços ambulatoriais nos municípios”.

De acordo com ele, a epidemia de AIDS no Brasil ainda é concentrada e os grupos de maior vulnerabilidade são prisioneiros, usuários de drogas, homossexuais masculinos e profissionais do sexo. “Lembrando que qualquer um de nós tem vulnerabilidade. As ações são concentradas para esses grupos, estimulando a prevenção e a testagem”, afirma Figueroa.

Fonte: PE 360 Graus