Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Não há desculpa para não voltar a crescer, diz Joaquim Levy

O Brasil não tem desculpas para não voltar a crescer, disse, nesta sexta-feira, 29, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante almoço com empresários na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Mas ressaltou: “a gente precisa se organizar”. Para o ministro, o Brasil não pode mirar o passado, desejar uma economia semelhante à dos anos de 2007 ou 2010, quando houve crescimento mais robusto. Segundo Levy, o momento, agora, é olhar para o futuro. “O futuro do Brasil tem tudo para ser muito bom, para crescer”.

Levy diz que a estratégia do governo é abrir oportunidades e, nesse contexto, citou as iniciativas no mercado de crédito imobiliário. “O objetivo da classe média é uma oportunidade”, disse. Outra questão levantada pelo ministro é a relativa à reforma tributária, dizendo ser “um tema fundamental para garantir uma nova fase de crescimento” à economia brasileira. Acescentou que está em fase de “convergência” com o Senado e com governadores “para aumentar a alíquota de ICMS no destino”. E também defendeu mudanças na cobrança do PIS/Cofins.

“Em uma economia livre, o incentivo de preços é o mais importante para o empresário”, afirmou, para, em seguida, acrescentar que “chegar a um modelo mais estável de tributação é fundamental” ao investimento. Ele defendeu a reforma do ICMS e afirmou que, hoje, por causa da incerteza jurídica, as empresas estão inseguras para investir. Mas, avaliou, com a reforma tributária, a economia será beneficiada.

Fonte: Estadão