Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mundo apaga as luzes para tentar salvar o Planeta

terra-derretendoFinalmente a humanidade tomou conhecimento do sofrimento ao qual a terra vem sendo submetida nos últimos tempos. Desmatamentos, queimadas, expansão desordenada de áreas urbanas, consumo exagerado de água. São apenas alguns dos problemas que nosso Planeta Terra tem enfrentado há décadas com uma população cada vez mais consumista que não aprendeu a valorizar sua própria casa. Não aprendeu até hoje que uma árvore cortada pode afetar muito o amanhã, que poluir os rios pode nos deixar sem água à curto prazo, que poluir o ar pode nos deixar sem respirar e destruir o Planeta pode nos deixar sem lar.

Como conseqüência disso tudo a Terra chora e seu pedido de ajuda vem em forma de terremotos, enchentes, furacão, tsunamis e derivados. E quem sofre essas conseqüências não são os que mais poluem como no caso dos países ricos. Os mais abalados com as respostas da Terra são os mais fracos, os mais pobres, os que menos poluem. Recentemente assistimos atônitos o terremoto que matou milhares no miserável Haiti, um dos países mais pobres e menos poluidor do mundo foi um dos mais atingidos de todos os tempos por uma catástrofe natural. Aquele país já não tinha quase nada e acabou perdendo as únicas coisas que tinha e uma grande parte de sua menos favorecida população.

Neste sábado (27) foi dado um passo importante pela preservação de nosso Planeta. Mais de 1 bilhão de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro se uniu e apagou as luzes por 1 hora, num ato simbólico organizado pela organização WWF à nível mundial. Os principais pontos turísticos das principais capitais do mundo inteiro ficaram às escuras por uma hora. No Brasil houve a maior adesão desde que o projeto foi criado há 4 anos. Talvez finalmente as pessoas tenham percebido o que há muito era para ser percebido e não foi, que a terra está pedindo socorro urgente, ela está – simbolicamente falando – quase em estado de Coma, e se caso ela morresse para onde nós iríamos?

Da redação do Blog de Alvinho/Jornal O Sertanejo por Chicão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *