Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MP pede cassação da candidatura de Doria em SP

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo pediu à Justiça Eleitoral a cassação da candidatura de João Doria Júnior (PSDB), que é o atual líder nas pesquisas eleitorais para a disputa da prefeitura de São Paulo.

O pedido, protocolado no início da noite de ontem (26), acusa o governador Geraldo Alckmin, que também é tucano, de abuso do poder político ao supostamente favorecer o candidato de seu partido na corrida eleitoral.

“O governador se afastou da condução de neutralidade que ele deve guardar como chefe do Executivo”, afirma a EXAME.com o promotor José Carlos Bonilha, do Ministério Público Eleitoral e responsável pela ação. 

Segundo o promotor, isso aconteceu em ao menos três ocasiões. A primeira acusação é de que Alckmin ofereceu a Secretaria de Meio Ambiente do estado ao Partido Progressista (PP) em troca de apoio para a chapa formada por Doria e Bruno Covas (PSDB).

A união da sigla com a coligação aconteceu em 7 de julho. Onze dias depois, Ricardo Salles, do PP, assumiu a pasta. 

Doria detém hoje o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão na disputa pela prefeitura de São Paulo. No total, são 12 minutos e 45 segundos — segundo o pedido do MPE, 25% desse tempo foi conquistado graças à participação do PP na coligação. 

Fonte: EXAME