Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MP investiga desabamento de prédio em Belém

desaba-para-300x168O Ministério Público do Pará começou nesta segunda-feira as investigações na sede da empresa responsável pela obra que desabou, no sábado, em Belém. O MP quer reunir toda a documentação referente à construção do edifício para ajudar na apuração das causas do desabamento. O MP também instaurou um inquérito civil para apurar as responsabilidades pelo desabamento do edifício.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuaram, nesta segunda, as buscas por pelo menos duas vítimas do desabamento.

O prédio de 32 andares que desabou estava em construção e ficava na Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher. Segundo o major Lima, não há risco de desabamento de prédios vizinhos.

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Mário Moraes, responsável pela coordenação do resgate, a grande quantidade de entulho é o principal entrave para a retirada das vítimas.

– A queda do prédio formou uma montanha de entulho de aproximadamente 25 metros. As buscas são lentas e não têm prazo para terminar.

O corpo de Maria Raimunda Fonseca dos Santos, 67, foi encontrado na manhã de domingo entre os escombros. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela morava em uma das casas vizinhas que foram soterradas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Estado, os dois desaparecidos eram operários que trabalhavam no momento do acidente. As equipes acreditam eles são Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e José Paulo Barros.

O desabamento atingiu quatro casas e pelo menos seis moradores tiveram ferimentos leves. Existe ainda a suspeita de que o acidente tenha abalado a estrutura dos prédios residenciais próximos à obra.

Segundo a responsável pela Seção de Resposta Rápida a Desastres e Catástrofes do Estado do Pará, Lúcia Medeiros, ainda não foi concluída a perícia nos edifícios vizinhos, que foram evacuados. As mais de 500 pessoas desalojadas estão nas casas de parentes e em hotéis.

Equipes e viaturas de todas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros trabalham ininterruptamente na busca dos desaparecidos, com a ajuda de cães farejadores.

Dois equipamentos usados para localizar vítimas em acidentes de grandes proporções chegaram a Belém, no início da tarde de ontem, vindos direto do Paraná. Um deles, a almofada pneumática, consegue levantar 66 toneladas de escombros. A outra, denominada Delsar, ajuda a encontrar soterrados com sensores que conseguem detectar até a respiração humana. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção dos escombros deve durar cerca de duas semanas.

Promotores do Ministério Público do estado informaram que o órgão não recebeu nenhuma denúncia referentes a questões estruturais da obra. De acordo com informações do governo do Pará, o proprietário da Construtora Real Class, responsável pelas obras do edifício, negou qualquer irregularidade na construção.

O empresário Carlos Lima Paes afirmou que a construtora vai aguardar o laudo sobre as causas do desabamento e que os familiares das vítimas serão indenizados.

Fonte: Correio do Estado

2 comentários sobre “MP investiga desabamento de prédio em Belém

  1. Roberto silva de sousa

    como tambem trabalhador da construsao civil a vinte e set anos e quinse como mestre especialista em concreto armado e com pratica na construsao de predio e casas fez minha propia analise que deve nus enteresar muito . analisando as foto pela enternet vi que as vigas erao premontadas e a maneira que as ferragem de espera das pontas estava aberta com a forsa precionado do desabamento,mostrao que havia falha nas dobras nas amarasoes e nas imendas que ficao em cima dos pilares entrelasando os positivos e os negativos … e nas ferragens da viga da pre moldagem esiste uma norma particular de fabricasao e para se saber tambem se esiste erros nela teriamos que quebra totalmente uma delas para ver a condisao dos ferros trabalhado sobre tudo a posisao dos quadros outra coisa e a qualidade do simento aplicado na base do predio entao temos que saber a origem do simento usado e sua categoria de resistensa nos sabemos q so na area de casas e predio temos seis categoria de simento fora os outro friu quent idrico e.t.c entao conclusao falha nas ferragens de premontagem das vigas e resta saber tambem a qualidade do simento aplicado na base de sustentasao ou seja a fundasao me mande um emeil esse asunto me enteressa muito obrigado e descupem me ops erros de portugues thau.

  2. Roberto silva de sousa

    como tambem trabalhador da construsao civil a vinte e set anos e quinse como mestre especialista em concreto armado e com pratica na construsao de predio e casas fez minha propia analise que deve nus enteresar muito . analisando as foto pela enternet vi que as vigas erao premontadas e a maneira que as ferragem de espera das pontas estava aberta com a forsa precionado do desabamento,mostrao que havia inregula