Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro da Educação anuncia 80 mil vagas para graduação de professores

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a abertura de 80.133 vagas em universidades públicas para professores da rede pública que não tenham formação superior ou que tenham formação incompatível com a área em que atuam. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), Dia do Professor.Docentes interessados nas vagas, que correspondem ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, poderão se inscrever pelo site do MEC (Ministério da Educação) até 30 de novembro.

Os cursos serão oferecidos por 90 instituições públicas de ensino superior em 20 Estados dos 27 do país. A formação é gratuita, sem custos para os professores.

De acordo com Haddad, outros quatro Estados podem aderir ao programa ainda este ano: Rondônia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas.

O ministério aguarda ainda a adesão do Estado de São Paulo. O Acre e o Distrito Federal alegaram que não tem formalmente problemas de formação de professores da educação básica.

Caso algum professor selecionado precise de dispensa das aulas para concluir o curso, a autorização e os custos ficarão por conta da Secretaria de Educação local, afirma Haddad.

– Ficará a encargo da Secretaria de Educação de cada Estado ou município dispensar esses professores das salas de aula.

Foram 49.860 professores selecionados na primeira etapa do Plano Nacional de Formação de Professores, que foi lançado em maio deste ano.

Educação continuada

O programa também prevê vagas para educação continuada. Serão 428.954 vagas abertas no primeiro semestre de 2010, em cursos de até 300 horas de duração. A educação continuada é oferecida em todos os 26 Estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Fonte: Portal R7