Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Médicos continuam com protestos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (31), médicos, estudantes e residentes do estado de São Paulo prometem megaprotesto contra o programa Mais Médicos. A Fenam (Federação Nacional dos Médicos), entidade que reúne os sindicatos da categoria, contabiliza a adesão de 22 estados e pede a participação de médicos das redes pública e privada.

A entidade avisa que nos estados com atividades paralisadas ficam suspensos serviços eletivos e mantidos os atendimentos de urgência e emergência. Além do protesto contra a medida provisória 621, a classe também reivindica os dez vetos da presidência da república à lei que regulamenta o exercício da medicina, conhecida como Ato Médico.

O presidente da entidade, Geraldo Ferreira, ressalta que a crise na saúde é antiga e a classe médica nunca foi ouvida nas negociações com o governo, exigindo assim ações mais fortes.

— Sem pressão no governo, não conseguiremos algum resultado. O problema é de anos e agora temos certeza que é preciso atitude ousada.

Em São Paulo, a categoria vai se reunir às 16h na sede da APM (Associação Paulista de Medicina), na região da Sé. De lá, os profissionais vão caminhar pelas avenidas Brigadeiro Luiz Antônio, Paulista e rua da Consolação. A passeata vai terminar na sede do CRM-SP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também optaram por parar o trabalho nesta quarta-feira (31). Já o Piauí e Alagoas decidiram fazer atividades de mobilização, mas não parar o atendimento. Confira a programação de outros estados.

A mobilização desta semana é preparatória para a grande marcha à Brasília no dia 08 de agosto, quando ocorrerá uma audiência pública sobre o programa Mais Médicos no Congresso Nacional.

Inscrições Mais Médicos

O balanço final do programa Mais Médicos contabilizou 3.891 médicos com diploma brasileiro inscritos que finalizaram o cadastro para participar da iniciativa. O total corresponde a 21% dos 18.450 médicos que se inscreveram inicialmente no programa.

Os médicos com diploma estrangeiro que entregaram a documentação são 766, mas o número ainda deve aumentar, já que eles têm até 8 de agosto para concluir o processo. O total de médicos com diploma estrangeiro inscritos foi 1.920.

Fonte: R7