Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MEC e Marinha assinam acordo para construir lanchas para transporte escolar

Até 2012, a Marinha vai construir 600 lanchas para serem usadas no transporte escolar de alunos de escolas públicas. O termo de cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC), foi assinado ontem. A previsão é que as primeiras unidades fiquem prontas no primeiro semestre de 2010. Os municípios da Região Norte, que utilizam o rio como via de transporte, terão prioridade para receber os equipamentos.

Segundo o presidente do FNDE, Daniel Balaban, hoje não existem no país embarcações com condições adequadas para o transporte de crianças e jovens. Desde 2007, o programa Caminhos da Escola, do MEC, financia a compra de ônibus escolares para estados e municípios, mas só agora incluirá o transporte escolar fluvial. Nessa primeira fase, as lanchas serão entregues diretamente aos municípios sem custos.

As embarcações serão construídas nas bases navais de Belém, Natal e Salvador para serem usadas no transporte escolar. Cada uma tem capacidade para transportar 20 estudantes. O diretor de engenharia naval da Marinha, Francisco Roberto Deiana, destaca que a maioria das embarcações que transporta as crianças hoje não tem as condições de segurança necessárias.

Fonte: Diário de PE