Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Marina sai e Xavier entrega cargos

12086978mO núncio de saída da ex-senadora Marina Silva do PV, previsto para hoje, em São Paulo, vai provocar uma reviravolta entre os verdes de Pernambuco. Principal nome do partido no estado, Sérgio Xavier permanecerá na legenda que ajudou a fundar, mas deve adotar dois gestos de apoio à ex-presidenciável que teve quase 20 milhões de votos em 2010. Ele vai entregar o cargo de presidente estadual e colocar a Secretaria estadual de Meio Ambiente à disposição do governador Eduardo Campos (PSB). O argumento é que Eduardo fez uma aliança com o PV em virtude da plataforma que Marina deu visibilidade no ano passado.

Sérgio Xavier viajou ontem a São Paulo ao lado do ex-deputado Roberto Leandro e da médica Renê Patriota, ex-candidata ao Senado. Eles vão participar do “Encontro Por uma Nova Política” ao lado de Marina e prestar solidariedade à ex-presidenciável no ato de desfiliação. “Sérgio está solidário à ex-senadora neste momento. Ele vai manter o gesto de resistência interna, permanecendo no PV, mas vai entregar a presidência e colocar o cargo de secretário à disposição”, disse Roberto Leandro.

De acordo com Roberto Leandro, o cargo de presidente pertence ao PV, cuja cúpula nacional está em desacordo com os rumos partidários defendidos por Sérgio, enquanto o de secretário ao governo do estado. “O governador fez uma aliança com um partido que teve Marina como candidata. Colocar o cargo à disposição é uma questão de ética”, declarou o ex-deputado, que participou de uma reunião com os fundadores do PV. “O presidente estadual do PV no Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis, também vai entregar o cargo, mas não vai se desfiliar agora”, declarou.

Roberto Leandro afirmou que a intenção de Marina não é lançar um partido de imediato, como fez o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que saiu do DEM e tenta criar o PSD. “Os parlamentares não devem deixar o PV porque podem perder o mandato. Mas eles vão construir uma resistência interna. Sérgio Xavier não vai deixar o PV imediatamente porque ele é o principal quadro do partido e nosso candidato a prefeito.

Fonte: Diario de Pernambuco