Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mais de 200 jovens da zona rural são certificados para o mercado de trabalho

Formatura Escola das Aguas (3)Foi realizada na última quarta-feira (28), na sede do Instituto Federal de Ouricuri, a solenidade de certificação de 221 jovens agricultores/as da turma de 2015 do Projeto Escola das Águas do Curso de Captação e Manejo de Água no Semiárido. Antes da abertura oficial, o público presente assistiu ao documentário Investindo na Formação e Profissionalização de Jovens Rurais. Com duração de 26 minutos, o vídeo mostrou a trajetória de dois anos da execução do projeto nos sertões do Araripe, Central e Pajeú.

O evento reuniu jovens formandos dos municípios de Araripina, Exu, Flores, Granito, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Santa Filomena. Também contou com a presença de representantes do Cetro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), IF Sertão-PE, Gerência Regional de Educação e sindicatos rurais de Trindade e Exu.

A solenidade foi marcada por discursos calorosos e depoimentos emocionados sobre como o curso possibilitou novas oportunidades de geração de renda e de aprendizado para os jovens rurais. A satisfação de concluir o curso foi expressa pelo orador, membro da turma de Araripina, Romário Arraes, que fez questão de reforçar os aprendizados e lições sobre a agricultura familiar agroecológica. “Participar desse curso foi uma transformação em minha vida, pois através dele eu tive a oportunidade de conhecer técnicas [agroecológicas] que eu pude colocar em prática em minha propriedade e ver o resultado. Mas, que apesar disso, o contexto de hojeparece oferecer muitas facilidades como a utilização de agrotóxicos, que a gente acha que está contribuindo, mas na verdade está nos prejudicando”, comentou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota