Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lula entra nas negociações por apoio de Marina a Dilma

7pa3l8mhvrl50vq6jsokzh06zPrincipal puxador de votos para a campanha da petista Dilma Rousseff à presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará nas negociações em busca do apoio da senadora verde Marina Silva, detentora de mais de 19% dos votos válidos no primeiro turno das eleições e responsável por barrar a vitória da ex-ministra da Casa Civil no último domingo (3).

“A coordenação de campanha, o presidente, todo mundo vai conversar. Vamos fazer conversas com a Marina, tanto os ministros que foram colegas dela e os governadores que foram colegas dela”, disse o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

De acordo com interlocutores do presidente, é possível que Lula procure Marina Silva pessoalmente ou telefone para a senadora, que ocupou o Ministério do Meio Ambiente em sua gestão.

“A coordenação da campanha está pensando a estratégia de conversa com a Marina. A Marina foi ministra do nosso governo, tem vários governadores e senadores eleitos que foram companheiros de ministério da Marina, outros foram companheiros de Senado da Marina, parceiros, senadores reeleitos. O próprio presidente do partido, o nosso coordenador da campanha, o Dutra, foi colega de Senado da Marina. Então nós vamos conversar, sim, com a companheira Marina, não só com ela, mas também com o conjunto de partidos que apoiaram, com as associações e organizações que a apoiaram”, explicou Padilha.

“Entendemos que o eleitorado que foi às urnas no domingo votar em Marina tem muito mais identidade com a nossa história. Vamos mostrar que foi bom, por tudo que vivemos nesses últimos 40 dias de muitos ataques, sofremos. Na verdade devemos fazer uma autocrítica. Alimentamos um debate que terminou por produzir um sentimento na sociedade de que era bom ter um segundo turno para todo mundo aprender, poder fazer um debate muito mais tranquilo no segundo turno”, disse o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos.

O presidente Lula, cujo temperamento de ataque ao tucano José Serra foi condenado por aliados, deverá, além de ser um dos principais interlocutores junto a Marina, retomar um clima mais ameno na segunda etapa do processo eleitoral, nos moldes do “Lulinha Paz e Amor” em 2002.

Fonte: Portal Terra