Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Juazeiro-BA sedia ato público em defesa da continuidade de ações de Convivência com o Semiárido

RioSaoFranciscoAgricultores e agricultoras familiares de todo o Semiárido se reunirão nessa terça-feira (17) na Orla de Juazeiro-BA, a partir das 10h, no ato público “Semiárido Vivo: Nenhum direito a menos”, em defesa da continuidade e ampliação das ações de convivência com o Semiárido e pela urgência na revitalização do Rio São Francisco.

O ato pretende reunir cerca de 15 mil pessoas de todos os estados do Semiárido e é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores, Levante Popular da Juventude e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O movimento reivindica a necessidade de recursos para a continuidade dessas políticas importantes para convivência com a região semiárida, que estão ameaçadas por conta da crise econômica e política. São ações descentralizadas como a implementação de cisternas de placas para captação de água da chuva para consumo humano e para produção de alimentos, Bolsa Família, acesso a créditos, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Bolsa Estiagem e Seguro Safra.

Durante o ato também será abordado o tema da urgência da revitalização do Rio São Francisco, que é muito importante para a população do Semiárido. Com a falta de chuvas, as barragens e açudes que abasteciam milhares de pessoas na região entraram em colapso. O resultado das diversas ações humanas de degradação, que visam a lógica econômica em detrimento da preservação ambiental e da população ribeirinha dos rios brasileiros, atrelada ao assoreamento e uso irracional da água tem afetado diretamente o Rio São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota