Nesta terça-feira (14), quatro agentes da Defesa Civil e 21 bombeiros militares de Pernambuco chegaram ao Rio Grande do Sul para cumprir a Missão PE/RS cuja saída do Recife, por via terrestre, aconteceu no último dia 10. Prontos para servir à população gaúcha, os servidores, com expertises específicas em desastres, resgates, busca, salvamento e sistemas de monitoramento vão se integrar com as demais Forças de Segurança que estão voluntariamente no Sul do país.
Para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco esta é a maior mobilização com pessoal e equipamentos para apoiar outro Estado que sofre com catástrofes naturais. Os dois cães que iriam compor o efetivo, não irão mais participar da missão por orientação do Corpo de Bombeiros do RS, já que o nível da água continua subindo.
Ao longo desses dias, a equipe pernambucana teve o apoio de outras Corporações durante o trajeto, como o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista; o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares; o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, na cidade de Franco da Rocha; e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na cidade de Içara.
Para o major BM André, o apoio do CBMPE foi fundamental: “toda a cooperação encontrada durante o trajeto, seja nos Corpos de Bombeiros, seja no contato com a população que nos aborda na rua festejando a nossa chegada, tem aumentado ainda mais a nossa vontade de fazer o melhor para o povo gaúcho”, ressaltou o militar.
Os militares do CBMPE integrantes da Missão PE/RS já foram designados, pelo comando da operação no Rio Grande do Sul, para atuar na região de Lajeado, distante de Porto Alegre em torno de 120km. O efetivo iniciou os trabalhos hoje. A missão no local será realizar as buscas por 39 pessoas desaparecidas, decorrente de deslizamentos de barreiras.