Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Indústria 4.0 impulsiona a reciclagem do aço

Você sabia que cerca de 30% de todo o aço produzido no Brasil é feito a partir de sucata? O número foi apurado pelo Relatório de Sustentabilidade de 2016 do Instituto Aço Brasil, entidade que congrega e representa as empresas brasileiras produtoras de aço. No mundo, mais da metade da produção deve usar sucata até 2050, prevê a consultoria Boston Consulting Group (BCG). Já uma realidade no Brasil, o processo de reciclagem do aço ganhou um impulso extra com o inovador conceito de indústria 4.0, que permite às empresas desenvolver técnicas modernas de reaproveitamento, gerando benefícios econômicos e sociais.

O conceito de indústria 4.0 nasceu na Alemanha, em 2011, e marca o início da quarta revolução industrial. A união do conceito de internet das coisas com a digitalização industrial gera inteligência à manufatura e um universo de possibilidades para diferentes tipos de indústrias. Máquinas interconectadas conversam e trocam comandos entre si, armazenam dados na nuvem, identificam defeitos e fazem correções sem precisar de ajuda.

Os processos de reciclagem começam a se beneficiar com o uso de tecnologias como as de inteligência artificial e sistemas mobile, que devem revolucionar o processo de reciclagem ao redor do mundo. O mapeamento com o uso de drones, por exemplo, reduz o tempo do processo de mensuração, nos pátios de sucata, de três dias para apenas sete minutos.

Já sistemas de monitoramento e diagnóstico online ajudam a antecipar falhas nos equipamentos, o que aumenta a produtividade e reduz os custos do processo de produção do aço. “Os sistemas inteligentes devem ser usados em massa nas indústrias em até dez anos”, afirma Rodolpho Simas, gerente de sustentabilidade da área de assessoria de riscos da consultoria Deloitte.

Sistemas inteligentes podem impulsionar a reciclagem do aço e inserir essa indústria na chamada economia circular. A ideia é seguir o processo cíclico da natureza, em que restos de frutas consumidas por animais, por exemplo, se decompõem e viram adubo para as plantas. Para a sociedade, é importante que os impactos causados pelo ser humano ao meio ambiente sejam minimizados. Isso pode ser feito com a circulação mantida por mais tempo dos recursos extraídos da natureza.

Segundo Fernando Pessanha, diretor de matérias-primas da Gerdau, produtos que usam aço, como geladeiras e automóveis, são desmontados e regenerados, no lugar de serem produzidos e descartados. “Isso é possível porque o aço é infinitamente reciclável. Assim, qualquer que seja o formato final do produto de aço, a sua sucata pode ser transformada inúmeras vezes em um novo aço, sem perder a qualidade. Esse produto pode ter diversas finalidades, como, por exemplo, a construção de aeroportos, pontes, hospitais, ferrovias e rodovias”, diz Pessanha.

Fonte: EXAME

Um comentário sobre “Indústria 4.0 impulsiona a reciclagem do aço

  1. Alvinho Patriota

    Positivo esse procedimento. Bom que se estenda a todos os itens dos objetos, por exemplo, de um automóvel:
    Pneus
    Bateria
    Ferragens
    Etc