Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Impeachment: Golpe, que golpe?

gonzaga-transitoPor Gonzaga Patriota

A presidente Dilma, nos EUA, deverá falar mal do Brasil. Vai dizer que está sendo vítima de um golpe parlamentar. Mas que golpe? O processo de impeachment transcorreu, até o presente momento, em cima de absoluta normalidade jurídica e a Câmara dos Deputados respeitou a Constituição Federal. Há equívoco, quando alguém, principalmente gente do PT, diz que está havendo um golpe parlamentar, ao contrário, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, deixou claro que o procedimento destinado à abertura do processo de impeachment, observou os alinhamentos ditados pela Constituição da República.

O processo de impeachment está seguindo a Constituição e as regras definidas pelo próprio Supremo Tribunal Federal. O procedimento preliminar instaurado na Câmara dos Deputados mostra-se plenamente compatível com o itinerário que a Constituição traça a esse respeito.

Se alguém acha que a partir de uma perspectiva eminentemente pessoal, a existência de um golpe, na verdade, há um gravíssimo equívoco, a Câmara dos Deputados respeitou os dispositivos estabelecidos na Constituição Federal. Falar em golpe é uma estratégia de defesa e que é um grande erro reduzir-se o procedimento constitucional de impeachment, à figura de um golpe de Estado.

Gonzaga Patriota é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutor em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires – Argentina. É deputado desde 1982.

18 comentários sobre “Impeachment: Golpe, que golpe?

  1. Oswaldo

    Deixem de mimimi e fiquem tranquilos. Michel Temer já avisou que não vai cortar o bolsa-família. Inclusive vai aumentar o valor.

  2. SOUZA

    O interessante é que quase todos que falam que o processo de impeachment é um golpe falam simplesmente porque sabem que se o PT não continuar governando eles irão perder os cargos comissionados nos quais recebem quantias exorbitantes para não fazerem nada, desse jeito é fácil falar que é golpe. Quase todos que vejo falando que é golpe tem alguma coisa de interesse próprio que caso o PT deixe de governar ele perderão. Votei em candidatos do PT por várias vezes, em algumas vezes valeu apena mas ultimamente me arrependo. Vamos ver a seguir em quem a carapuça serviu.

  3. joseildo

    traidor do povo voce e cunha sao farinha do mesmo saco voce nao quer saber dos pobre mais sim o quer beneficia voces

  4. NISSOCA

    EU ACHO QUE SEGUINDO O RITO ESTABELECIDO PELO STF E RESPEITANDO A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.NÃO É GOLPE,AGORA SIM,REBELAR-SE CONTRA A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL E A DEMOCRACIA,COMO DILMA ESTÁ FAZENDO,AÍ SIM É COMPORTAMENTO GOLPISTA E DITATORIAL.

  5. Caio

    Este Senhor, cada vez que tenta se justificar se complica ainda mais, o que podemos dizer de quem compactua com o Senhor Eduardo Cunha (Impune) e uma séria de outros parlamentares investigados no petrolão e em muitos outros delitos neste país (também impunes) a sensação é de um grave retrocesso e de que realmente estamos entregues a própria sorte, não concordo em nenhuma hipótese que um governo que errou seja substituído sem o consentimento do povo por um grupo que errou ainda mais, é um absurdo, uma vergonha pra este país. Hoje a frase mais irônica da constituição é: O PODER EMANA DO POVO!!!!

  6. Ubaldo Bezerra

    Sebastião Oliveira, de Serra Talhada, foi bem mais coerente, o que me admira é um político experiente como Gonzaga Patriota, que veio do lado mais humilde sertanejo, querer justificar sua repentina mudança apenas porque o seu partido o orientou, não esqueço das vezes em que Lula vinha ao Sertão, Gonzaga era o primeiro a puxar a fila de sorrisos para o eleitor, tava tudo certo pra Ele. Não podemos esquecer da Refinaria, da Transposição e da Ferrovia – um traço de esperança – que trouxe empregos para uma fileira de pobres desiludidos, se não é GOLPE é TRAIÇÃO, isso ninguém perdoa, Eu não esquecerei dos mais de trinta anos de votos que, para mim, perdeu-se na história. A verdade “nua e crua”, popularmente falando, é que as elites mineira e paulista tinham certeza que seriam derrotadas por possível futuro governo Lula e partiram para o ataque ou seja: nenhum “lider” atual tem condição de derrotá-lo nas urnas.

  7. terror do nordeste

    valeu Gonzaga vc além de ser um grande politico, tem bom senso, o sertão agradece….checa de pagar tantos impostos.

  8. Jornalista Machado Freire

    Fico muito preocupado com nossos entendidos de política e “altos defensores da esquerda” ao defenderem com uma insistência de quem não escapa com vida se a Dilma vier a ser afastada do poder.

    Isso não representa nada. O “bota fora” de um político é uma coisa normal. Afinal, qualquer alma sagrada dessas é eleita sabendo que corre riscos, inclusive de pegar uma cadeia.

    Tem um monte de prefeitos -são muitos mesmo, respondendo a processos cabeludos e outros quase carecas. Muitos já perderam o mandato e outros vão perder, inclusive aqui no Sertão.

    Com a nossa “querida” Dilma (deles) poderá acontecer o mesmo.

    Se não quiserem que a lei seja respeitada, rasguem a constituição, destruam o STJ, fechem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

    E joguem a chave no fundo do mar.

    Ora, que besteira !

    Alegam que o presidente da Câmara, o presidente do Senado e o vice-presidente da república têm mácula, são sujos e não podem cassar o mandato da presidente. Nem substituí-la !

    Oi, e eles três não apoiaram e até um dia desses serviam ao governo de Dilma e Lula !

    Por que será que os apoiadores de Dilma e Lula esquecem com tanta rapidez os fatos inquestionáveis e do dia-a-dia que a Nação brasileira está vivendo ?

    Façam um pouquinho de exercício de consciência !

    Lembram que aconteceu um tal de Mensalão e quem estava envolvido e comandando ele?

    Era um pessoal ligado a Dilma e Lula, comandando toda “bagaceira” de dentro do Palácio do Planalto ! O tal do Zé dirceu ainda está preso !

    Tem um caso mais recente ai. É um tal de Petrolão.

    Acho que sendo mais recente daria para lembrar quem são os líderes da quadrilha e a maioria dos gatunos implementaram e lideraram a roubalheira nacional e internacional que lascou a Petrobras. E isso vem dando um trabalho desgraçado à Polícia Federal e a Justiça Federal.

    Será sabem o que vem fazendo, há quase dois anos, o juiz federal Sérgio Moro, que teve que criar uma tremenda força tarefa ?

    Se os Dilmistas e Lulistas não sabem disso, paciência…

    Deus me livre de ter que mexer com a minha vovozinha, mãe Naninha, para ela voltar ao mundo e ensinar a essa rente a raciocinar um pouquinho. meu Deus.

    Cego é aquele que não quer enxergar !!!!

    1. Jonis

      O que é que tem a ver a pedalada fiscal da Dilma com mensalão??
      a direita é a solução?? fale mais sobre o assunto que é bem interessante.

  9. Julia Lima Pereira

    eu so concordo com vc Jonis quando vc diz o show de horrores que vivemos no domingo do dia 17 de abril, que tambem me deixou desanimada e tambem reafirmo que estamos jogados a propria sorte. Cada politico que se considera correto, integro e enquanto é investigado se passando por muito direito. Cada um dos deputados e senadores tudo que faz é com interesse proprio. Nem um um deles estão preocupados a popululação de baixa renda, querem o pobre mais pobre. Quem defendeu os pobres foi o Sr LULA e DILMA deu continuidade e a impressa, a elite e os empresarios tiraram .

  10. Antônio Campos Souza

    Eu ficaria muito aflito de ser julgado por um tribunal onde o juiz é réu no STF (Eduardo Cunha)e cerca de 350 jurados (deputados federais) respondem por vários crimes. Pedalada fiscal é um nome dado para tentar q o povo entenda. Nada mais é do q todo administrador público sempre fez. Porém, talvez o q ficará registrado na história seja q deputados pernambucanos votaram contra um governo q melhorou um pouco a vida dos nordestinos.

  11. Julia Lima Pereira

    Foi golpe sim, o tempo mostrará toda verdade, a elite, banqueis e os meus de comunicação é quem conduz o Brasil para o lado que interessa a eles. Um governo eleito pelo voto que nao tiver maioria no congresso e no senado, podemos ter certeza que por mais que seja serio e comprometido com o povo ele nao consegue fazer nada. O sim de Gonzaga Patriota para o impeachment, eu ja ouvi no yutub de 2 a 3 vezes e nao quero esquecer pra dar a resposta que ele tanto merece. Poderia ter dado o sim como Fernando Filho fez, mas ao contrario fez uma fala ridicula e denecessaria.

  12. Oswaldo

    Ela não teve coragem de contar as mesmas mentiras lá na Assembleia da ONU, afinal lá não tem bolsista, sindicalista, PRONACIsta, etc que fingem acreditar na inocência da facção pra não perder o quinhão mensal. Até aqui as mentiras não estão colando tanto. São 10.400.000 desempregados e muitos deles não tiveram acesso ao Seguro Desemprego pois o Governo dela decidiu restringir o acesso de tais pessoas.

    1. Jonis

      É sério mesmo que acham que o povo que apoia Dilma se preocupa com a mixaria que recebe?? de onde vem essa ideia de que o povo se vende por esmola??? Lula e Dilma entraram no poder simplesmente porque o país queria mudança, tava todo mundo cansado dos outros governos. Esses dois governos foram nada mais do que uma resposta à politicagem da época, provou-se não ter sido uma boa ideia, mas era o que tinha pra se fazer e foi justo e merecido.

      Não me digam que o Brasil tem jeito tão cedo, enquanto não abrandarem as leis pros corruptos,nada irá mudar. O que vai acontecer é que os ladrões irão se alternar. Quem já viu político fazer lei pra prender a si próprio??
      hoje o PT, amanhã outro partido. Eles não se preocupam com o país,e sim com quem tá roubando e mamando na teta desse país miserável.

      A questão de ser golpe ou não está um pouco errada por parte da população.
      O STF julga apenas ação penal,não julga ação política. Quem tem o mérito de julgar a ação política da presidente é a câmara dos deputados, mesmo que Dilma não tenha cometido crime, ela pode sair se os parlamentares acreditarem que não tem condição de governar e ainda assim não será um golpe.

      Sou a favor do impeachment também, a presidente perdeu o poder de fazer política e mentiu muito na sua campanha, traiu os eleitores dela mesma.
      O complicado é achar um substituto que atenda às necessidades e interesse do povo e não aos políticos e empresários ladrões desse país que tentam na cara de pau, assaltar o país de ponta a ponta.

      O show de horrores que vi naquele domingo me deixou muito desanimado, estamos jogados a própria sorte.