Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

IBAMA emite nota técnica atestando prejuízos para o Rio São Francisco com vazão reduzida

Através de sua representação no Estado de Sergipe, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) emitiu posicionamento quanto aos impactos ambientais decorrentes da redução de vazão do rio São Francisco. No documento, encaminhado para conhecimento da Agência Nacional de Águas (ANA), o IBAMA informa que a crise de redução da vazão hídrica no manancial está presente há pelo menos duas décadas. Porém, nunca vista como nos anos de 2015 e 2016.

O texto revela a existência de estudos feitos pelas universidades federais de Alagoas (UFAL) e de Sergipe (UFS) que demonstram a percepção da população ribeirinha e dos pescadores da região quanto à diminuição do nível do rio. Conforme o documento, a indicação é de que a principal responsável pela situação é a usina hidrelétrica de Xingó.

A nota encaminhada para a ANA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e vários outros órgãos, atesta os sérios impactos ambientais provocados pela redução da vazão recorrente na defluência do rio. O setor elétrico havia anunciado a disponibilidade de solicitar a redução da vazão do rio. A emissão da nota técnica impediu uma tomada de decisão da ANA na reunião de segunda-feira (22). O assunto será debatido no novo encontro da agência, no próximo dia 29.

Da redação do Blog Alvinho Patriota