Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hospital Universitário da Univasf realiza primeira transmissão de cirurgia com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). Na ocasião, aconteceu pela primeira vez, a transmissão de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório e para o público on-line, além da análise citopatológica realizada concomitantemente à cirurgia.

A iniciativa “SBCT vai até você”, percorre diversas regiões do país, visando a discussão e disseminação de conhecimentos e conceitos modernos na Oncologia Torácica, e contou com a participação de mais de 140 pessoas, presencialmente e on-line, incluindo membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e das equipes médica e multiprofissional do HU-Univasf, além de residentes.

Estiveram presentes no evento, o presidente da SBCT, Francisco Neto e o secretário científico da Sociedade, Daniel Bonomi. No primeiro dia, foi realizada a palestra “Como ser um cirurgião melhor na área de IA”, ministrada pelo médico J.J. Camargo, que destacou as características essenciais que os profissionais de saúde, especialmente cirurgiões, precisam desenvolver para oferecer um atendimento positivo e insubstituível ao paciente.

O segundo dia do evento contou com a participação de profissionais da cirurgia torácica nacional, com destaque para a transmissão simultânea de um procedimento do bloco cirúrgico para o auditório do HU e para os que participaram do evento de forma remota. Foram, ainda, abordados temas variados durante a discussão, incluindo cirurgia de traqueia, rastreamento do câncer de pulmão, desafios de atuação no SUS, neoadjuvância (tratamento administrado antes da cirurgia para retirada do tumor) e tratamento definitivo não cirúrgico.

“A realização da lobectomia superior esquerda representou um marco significativo para o HU-Univasf, sendo a primeira ressecção pulmonar por VATS, com fins oncológicos, na instituição. Essa abordagem minimamente invasiva não só proporciona um menor tempo de recuperação para o paciente, mas também um pós-operatório praticamente livre de dor”, explica o cirurgião torácico do HU-Univasf e organizador do evento na instituição, Luís Enrrique Maurera.