Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hospital Universitário da Univasf celebra Natal com diversas atividades voltadas para os colaboradores, usuários e acompanhantes

Com a chegada do final do ano e, consequentemente, o início de períodos festivos, onde as luzes brilham nas ruas e os corações se enchem de esperança, hospitais ao redor do Brasil, por meio de suas equipes multidisciplinares, buscam transformar o ambiente de cuidado em um espaço de acolhimento, calor humano e celebração. As comemorações natalinas em ambientes hospitalares têm se mostrado não apenas um gesto simbólico, mas uma ferramenta poderosa na humanização do tratamento, proporcionando melhoria na experiência dos pacientes e na atmosfera do local. Tal exemplo pode ser visto no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, cuja programação inclui atividades para pacientes, acompanhantes, profissionais e estudantes.

No dia 13 de dezembro, integrantes de um projeto de extensão da Univasf realizaram uma primeira apresentação, por meio de instrumentos musicais, com hinos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) em várias ambiências do HU. Já no dia 14, ao final da tarde, houve cantata com participação de colaboradores, bem como apresentação voluntária de coral convidado da Igreja Verbo da Vida e demais ações do Comitê de Humanização. No dia 19, o encantamento ficou a cargo da apresentação voluntária de balé, por parte do grupo da Escola de Ballet Valdete Cezar, envolvendo um trecho do espetáculo “Opará, Nossa História de Amor”. Abrilhantando a programação, no dia 20 de dezembro, o coral infantil da Primeira Igreja Batista de Petrolina estimulou a esperança no futuro com mensagens de bondade e amor ao próximo.

Em visita à família no Vale do São Francisco, Paulo chegou diretamente de Nova York para acompanhar a atuação do grupo musical da CCB no HU-Univasf: “Eu vejo que traz uma imensa alegria para os pacientes e profissionais de saúde, proporcionando outro espírito. Depois que a música passa pelos ambientes, sempre ouço relato que todos ficam com outro ânimo. Tudo que é feito com carinho, com amor, é bem acolhido e traz resultados positivos”.

O HU-Univasf está realizando também uma campanha solidária, por meio da Unidade Multiprofissional, envolvendo doações de kits de higiene pessoal, roupas, calçados e brinquedos que serão distribuídos entre os pacientes em situação de vulnerabilidade social e crianças que venham a ser atendidas na área de Emergência do hospital.