Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hillary e Trump entram de vez na disputa pela presidência dos EUA

Faltam cem dias para a eleição presidencial nos Estados Unidos. Com as candidaturas confirmadas nas convenções, Hillary Clinton e Donald Trump entram de vez na disputa pelo cargo mais poderoso do mundo.

Agora é tudo ou nada. Num comício no Colorado, o candidato republicano Donald Trump já avisou: “Eu estava sendo bonzinho, mas agora não preciso mais”.

Depois da Convenção Democrata, na Filadélfia, Hillary Clinton ficou na Pensilvânia, onde percorre várias cidades de ônibus.

O estado é crucial para vencer as eleições. Os Democratas não perdem por lá há mais de 40 anos e precisam manter a vantagem pra conquistar a Casa Branca.

Depois, a carreata segue para Ohio – outro estado decisivo. A cidade de Youngstown é tradicionalmente Democrata. Nas últimas décadas, a indústria de aço viu milhares de empregos se mudarem pra outros países. O desemprego disparou. E alguns eleitores democratas viraram casaca.

É o caso do radialista Ron Verb – um democrata de carteirinha – que agora vai votar em Donald Trump. Paul se mantém fiel a Hillary. Mas a maioria dos operários como ele apoiam o bilionário.
Depois de assistir às duas convenções pela TV, Anthony está indeciso, mas dá a dica de uma possível preferência: “Trump é um bilionário, mas é verdadeiro, é como eu”.

Nos próximos cem dias. Hillary Clinton e Donald Trump vão percorrer os estados chamados de “campos de batalha”, que ainda têm muitos eleitores indecisos. É neles que esta eleição será definida. Entre setembro e outubro, os candidatos se enfrentam em três debates. O embate final, nas urnas, está marcado pro dia oito de novembro.

Fonte: Jornal Nacional