Na quinta-feira (12), a Executiva Nacional do PSOL deu cartão verde por treze votos a três para o início das negociações formais entre a legenda e o PV com vistas para 2010. A proposta de criação de um canal de diálogo nasceu do empenho pessoal de Heloisa Helena que é amiga de longa data de Marina Silva.Heloisa Helena considera a ex-ministra do Meio Ambiente a melhor opção para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ‘Não tenho dúvida’, certificou a ex-senadora. ‘Não há dúvida de que Marina é a melhor (candidata) para o Brasil’, assegurou.
Segundo a Agência Estado, esforços da ex-senadora tiveram início após a sinalização do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) de que sairia candidato ao governo estadual no ano que vem.
A movimentação favoreceria a eleição da presidente do PSOL a uma das duas vagas de Alagoas ao Senado em 2010. Assim, Heloísa Helena não se candidataria a Presidência da República no ano que vem, pois segundo ela, sua eventual candidatura prejudicaria o desempenho de Marina Silva nas urnas.
A última pesquisa divulgada pela CNI/Ibope sobre intenções de voto indica que em um cenário com as duas pré-candidatas Marina angaria 4%. Sem a ex-senadora no páreo, as intenções de voto no PV sobem para 8%.
Fonte: Correio da Bahia