Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grupo de Contato estuda desbloqueio de fundos para rebeldes na Líbia

1851142-1871-atm14Após se reunir em Doha, o Grupo de Contato sobre a Líbia, que engloba os países aliados na luta contra o regime do ditador Muamar Gadafi, decidiu estudar a criação de um “mecanismo de financiamento temporário” para ajudar o Conselho Nacional de Transição, organismo que representa os rebeldes no país.

Tal apoio seria realizado por meio do desbloqueio de fundos líbios em diferentes países do mundo. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Thomas Maiziere, entretanto, demonstrou cautela em relação à medida. “Antes devemos saber quem são os proprietários do dinheiro”, comentou.

O objetivo da medida, de acordo com o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, é garantir os serviços básicos na região. Não foi descartada, porém, a possibilidade de se armar os rebeldes. A proposta foi defendida pela Itália, mas encontrou resistência por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo o porta-voz do Conselho Nacional de Transição, Mahmud Awad Shamman, o Grupo de Contato pedirá aos governos ocidentais a liberação de US$ 1,5 bilhão para cobrir as necessidades dos civis e tentará alcançar um acordo para envio de ajuda humanitária em troca de petróleo.

Pelas estimativas do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, cerca de 3,6 milhões de pessoas podem estar precisando de ajuda. Ele aproveitou para destacar a campanha que busca arrecadar US$ 310 milhões para ajudar o povo líbio. Até agora, somente 39% desse valor foi obtido.

O grupo, estabelecido em Londres em março, envolve vários países e organismos como ONU, Otan, Liga Árabe e União Africana, entre outros.

Fonte: O Globo