Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo estuda MPs para definir reajuste de aposentado

O governo federal pode recorrer a medidas provisórias (MPs) para tentar isolar o senador Paulo Paim (PT-RS) e, ao mesmo tempo, desvincular o debate sobre o reajuste do salário mínimo do aumento das aposentadorias e pensões do INSS. A ideia é impedir a aprovação da emenda de Paim, que estende a todos os aposentados o mesmo índice do mínimo e ameaça provocar um rombo na Previdência. “Em janeiro de 2010 vamos ter o novo salário mínimo, e não está descartada a hipótese de medida provisória para tratar do assunto. Tudo depende do clima na Câmara”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Apesar da pressão dos aposentados, o governo não pretende negociar nada além do que foi acertado em agosto com as duas maiores centrais sindicais, a CUT e a Força Sindical. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou que está disposto a conceder um reajuste de 6% para aposentadorias acima do mínimo em 2010 e 2011, o que representaria aumento real de 2,5% em cada ano. “A proposta é esta. Não há alternativa além disso”, disse Padilha.

Fonte: Agência Estado

Um comentário sobre “Governo estuda MPs para definir reajuste de aposentado

  1. GERALVINHO PATRIOTA

    ALVINHO, COMO SABES,SOU DEFENSOR INTRANSIGENTE DO GOVERNO LULA, NO ENTANDO, NO CASO EM COMENTO, ESTOU DO LADO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTA QUE AINDA PERCEBEM MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO. DIGO “QUE AINDA PERCEBEM”, PORQUE, COMO SABES, A GRANDE MAIORIA QUE TIVERAM RMI SUPERIOR AO MÍNIMO, HOJE ESTÃO SÓ COM O MÍNIMO, OU PROXIMO DELE. ORA, ISTO NÃO É JUSTO, BASTA O QUE PERDERAM EM FACE DO FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO, QUE LULA TAMBÉM NÃO ACEITA O SEU FIM. – NÃO SOU SUSPEITO PARA FALAR DO ASSUNTO, POIS MINHA APOSENTADORIA NÃO É PELO RGPS.Se todos os aposentados e pensionistas convocassem todos os seus familiares para votar em PAULO PAIM, eu os acompanharia kakakakakaka