Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governador vai tornar UPE gratuita. E vai melhorar?

upe_e_cons1O Governador Eduardo Campos resolveu antecipar um anúncio que seria feito no ano que vem: o da gratuidade da Universidade de Pernambuco. O anúncio, segundo a assessoria de imprensa do próprio Governo, vai ser feito hoje de manhã no Auditório da Fcap.

Estávamos discutindo isso aqui no blog, já que o próprio Governo teria enviado um projeto de Lei de autonomia da Universidade, propondo dentre outras coisas a isenção de taxas para a Universidade.

A mensalidade média da UPE estava em torno de R$ 75,00 por aluno. Isso sem levar em consideração as bolsas aos alunos que não podiam pagar este valor.

O Governador promete também anunciar de onde virão os recursos que irão cobrir o que deixará de ser arrecadado em taxas.

Aí é que está o problema.

O Estado de Pernambuco sempre gastou o mínimo constitucional de 25% em educação. Na verdade sempre teve dificuldade para completar esse percentual. Até curso para policiais militares entra no meio, pois se o Estado não cumprir esta regra, pode até sofrer intervenção.

Com isso, se o Estado continuar assim, necessariamente serão recursos da educação básica que serão subtraídos. Seria bom garantir também que os recursos da UPE ficariam fora destes 25%. Mas isso não vai acontecer.

Fonte: Acerto de contas