Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota fala da Constituição de 1988 em entrevista ao programa Palavra Aberta

Histórias sobre a Constituição Federal de 1988, que acaba de completar 30 anos, foram contadas pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) em entrevista ao programa Palavra Aberta da TV Câmara nessa segunda-feira, 17. Como um dos parlamentares que integrou a Assembleia Nacional Constituinte, Gonzaga relembrou o contexto da época em que a Constituição Cidadã foi estabelecida.

“A Constituição foi um divisor de águas na história do Brasil depois do período de ditadura que vivemos”, disse. “A Constituição de 88 unificou os interesses da nação. Os brasileiros voltaram a ver, naquele momento, a democracia sendo restabelecida.  Foi ela que trouxe à tona os direitos e as garantias fundamentais essências para o cidadão”, frisou.

O deputado pernambucano afirmou que a participação na Assembleia Constituinte marcou sua vida. “O que ficou marcado na minha vida, por ser uma pessoa pobre, humilde, que vem lá das caatingas ter conquistado, aos 30 anos de idade, mais ou menos, ser deputado estadual e logo em seguida ser deputado federal constituinte para ajudar a fazer uma Constituição, presidida por Ulysses Guimarães para substituir a Constituição feita pelo regime militar, onde o povo não teve participação”, comentou.

Para Gonzaga Patriota, uma de suas maiores conquistas foi ter conseguido incluir na Constituição Federal a aposentadoria para os homens e mulheres do campo, direito que ainda proporciona melhoria na qualidade de vida de muitos moradores de áreas rurais por todo o Brasil.

Da redação do Blog Alvinho Patriota