Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Genial/Quaest: 76% rejeitam PEC que aumentaria salário de juízes

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado, (11), mostra que 76% dos brasileiros é contra a chamada PEC do Quinquênio, proposta que daria aumentos salariais para carreiras do Judiciário.

Maioria é contra o benefício. De acordo com o levantamento, 76% rejeitam o a proposta e apenas 13% se dizem favoráveis. 11% não sabem ou não responderam.

Maior aprovação do benefício entre os mais pobres. Entre os brasileiros com renda de até 2 salários mínimos, 17% são a favor da PEC, ante 9% entre os que ganham até cinco salários mínimos. Já entre os que ganham de dois a cinco salários, 12% são favoráveis.

Lulistas x bolsonaristas. O levantamento ainda fez um recorte entre os entrevistados que se dizem apoiadores de Lula e de Bolsonaro. Entre os lulistas, 17% são a favor da PEC e 70% contra a proposta; entre os bolsonaristas, 9% manifestaram favoráveis à proposta e 86% contrários.

Estudo citou PEC aos entrevistados. Ao fazer o levantamento, o formulário da pesquisa explicava que o projeto havia sido pautado pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e que previa um reajuste de 5% a cada cinco anos.

Proposta assinada pelo presidente do Senado. A PEC foi apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e outros 35 parlamentares, incluindo o ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP) e nomes da oposição como Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF) e Sergio Moro (UNIÃO-PR).

Pesquisa ouviu 2045 brasileiros. Diante do cenário, a Genial/Quaest realizou um levantamento com cidadãos de todo o país entre os dias 2 e 6 de maio.

Fonte: UOL