Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fraudes bancárias serão combatidas

Nesta quinta-feira (3) a Polícia Federal (PF) assinou acordo de cooperação técnica com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O acordo visa a realização de ações conjuntas no combate ao crime e ao desenvolvimento de ações integradas contra fraudes eletrônicas, especialmente as de clonagem de cartões de crédito e fraudes na utilização de internet banking.

A partir da assinatura do acordo, a qual devem aderir os principais bancos brasileiros, a PF passa a receber todas as informações acerca das fraudes, que irão compor um extenso banco de dados em sistema de inteligência. Com o cruzamento dos dados poderão ser identificadas quadrilhas que se dedicam a essa modalidade de crime. Atualmente, apenas a Caixa Econômica Federal repassa tais dados à PF, o que deverá ser estendido a todos os associados da Febraban.

A expectativa é que, no primeiro ano após a assinatura do acordo, haja uma diminuição de 50% das fraudes, e que no segundo ano sejam evitadas 90% delas, com a identificação, prisão e condenação dos responsáveis.

Fonte: Folha de PE