Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

O exemplo de Antonio de Duda

Antonio Epaminondas de Barros- Antonio de Duda, que faleceu semana passada, fez um gesto bonito na política de Salgueiro. Filho de uma família ligada aos lideres da Arena (da situação, no caso os Sá), em plena ditadura militar, aceitou sair vice do candidato a prefeito do MDB, Gonzaga Patriota.

Naquele tempo, o MDB era a força de resistência- como partido de oposição, à ditadura militar. As lideranças de oposição tomaram a decisão, a partir de Salgueiro, de indicar candidatos a prefeito em 1976, mesmo sabendo que seriam “esmagados” nas urnas pelos coroneis do Sertão. Era uma forma de manter um palanque e dar coragem ao povo esmagado pelo regime de chumbo.

Assim é que além de Salgueiro, os municípios de Itacuruba, Belém do São Francisco, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Araripina e Petrolina apresentaram chapa completa para prefeito e vereador, a partir de 1976.

Antonio de Duda topou ser o vice-prefeito de Gonzaga Patriota.

Foi uma semente plantada que veio a germinar em l978, com a eleição de Mansueto de Lavor para deputado estadual. Gonzaga Patriota foi o segundo parlamenar eleito pelo sertão, em 1982, enquanto Mansueto foi para a Câmara Federal.

Por Machadoo Freire – Folha do Sertão