Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Floresta registra maior incidência de raios em Pernambuco nos primeiros quatro meses de 2024

A Neoenergia divulgou recentemente um levantamento sobre a quantidade de raios que atingiram Pernambuco nos primeiros quatro meses de 2024. Os dados apontam que o Estado recebeu 122.110 descargas atmosféricas nesse período, com maior incidência no município de Floresta: 6.735 raios. Outros municípios que aparecem com altas incidências são: Serra Talhada (6.080), Ibimirim (4.809), Sertânia (4.099) e Petrolina (3.996).

Os números foram compilados pela Neonergia Pernambuco com base em informações da plataforma Climatempo e representam um aumento de 462% na comparação com o mesmo período de 2023. No ano passado, 26,5 mil raios atingiram o solo pernambucano.

De acordo com a distribuidora de energia, os raios provocaram 41% das interrupções no fornecimento de eletricidade, deixando milhares de unidades consumidoras sem o serviço e danificando equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.

“Monitoramos, de maneira ininterrupta a questão climática em todas as regiões de Pernambuco. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança dos nossos colaboradores e da população”, salienta o superintendente Técnico da Neonergia Pernambuco, André Tavares.

Da redação do Blog Alvinho Patriota