Espetáculo que aborda questões sobre violência contra a mulher passa por cinco cidades do Sertão do São Francisco

Realizado pela Cia Biruta e o Núcleo Biruta de Teatro, o espetáculo “Processo Medusa” será apresentado em cinco cidades do Sertão do São Francisco a partir desta sexta-feira, 13. A primeira contemplada é Petrolina, onde a peça vai ser encenada a partir das 16h no Campus do IFSertãoPE, no bairro João de Deus. Nas próximas quatro sextas-feiras, o espetáculo passa por Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó.

O projeto tem financiamento do Governo de Pernambuco, por meio do edital Funcultura Geral 2018/2019. Segundo a Cia Biruta, o itinerário nas cidades do Sertão do São Francisco objetiva ampliar o acesso gratuito a peças teatrais em escolas públicas, bem como facilitar o acesso a informações sobre a cultura do estupro, feminicídio e outras questões relacionadas à violência contra a mulher.

“Processo Medusa é um experimento cênico que utiliza a revisão do mito da Medusa para abordar a luta feminista e o enfrentamento à cultura do estupro, através de discussões sobre corpo, mulher e democracia. Chamado de processo, pelo seu caráter de pesquisa, o texto do espetáculo é resultado de uma construção coletiva do Núcleo Biruta de Teatro, um grupo de jovens atores, com foco na experimentação cênica, criado e orientado pela Cia Biruta”, explica a companhia de teatro sediada em Petrolina.

Da redação do Blog Alvinho Patriota